O que é essencial para a logística da minha empresa?

O que é essencial para a logística da minha empresa?

Você provavelmente já sabe o quanto a logística é importante para o seu negócio. É preciso estabelecer um conjunto de métodos eficazes para o fluxo de transporte, estoque e abastecimento de mercadorias e outros itens. Sem isso, dificilmente sua empresa se destacaria entre os concorrentes.

É claro que todo esse sistema envolve diversos setores e profissionais. De vez em quando, é difícil ter uma visão ampla para ter certeza de que nenhuma peça está faltando. Veja a lista que faremos abaixo como um checklist. Se você perceber que não preenche todos os tópicos, não se preocupe! No final do post teremos uma solução para sua empresa. 😉

Planejamento

O sistema logístico é um fluxo. Cada etapa influencia a outra. O planejamento deve ser feito do começo ao fim, prevendo toda a movimentação da carga, para evitar que um problema afete toda a cadeia de trabalho. O ideal é que o planejamento seja feito em, ao menos, três níveis: estratégico (quando os planos logísticos começam a tomar forma), tático (ao transformar as ideias em ações de fato) e operacional (com a coordenação das tarefas e equipes envolvidas). Cada nível envolve uma série de fatores, desde o relacionamento com fornecedores até embalagens apropriadas.

Controle do estoque

Sejam produtos, sejam materiais publicitários ou quaisquer outros itens, a carga precisa ser estocada em algum lugar. Em alguns casos, ela ocupa um espaço muito grande, maior do que a
sua empresa pode comportar, razão pela qual um galpão pode ser necessário. Mas o espaço não é a única questão a ser levada em conta! Toda a gestão do estoque é sensível, pois compromete a entrega de pedidos, timing de campanhas e até validade de produtos. Portanto, a estocagem deve ser bem estruturada.

Tecnologia

Atualmente, não há razão para se prender a métodos ultrapassados. Na verdade, quem faz isso fica para trás no mercado e acaba perdendo espaço. Existem softwares para o controle
dos processos, da armazenagem, do transporte, dos funcionários e muito mais. Alguns sistemas oferecem todas essas funções ao mesmo tempo. Só não se esqueça que se trata de um investimento e, portanto, envolve certo custo.

Gestão de transporte

Mesmo com a ajuda da tecnologia, há muitos cuidados a tomar com a frota. Estamos falando da administração dos veículos e motoristas, manutenção, documentação, análise e otimização
de rotas e do consumo de combustível. São muitos pontos essenciais que não podem ser negligenciados para não afetar nem a qualidade dos serviços, nem o mais importante, que é a
segurança da equipe.

O que você conseguiu assinalar nesse checklist? É difícil que uma empresa só consiga cuidar de tudo ao mesmo tempo, não é? A Imperium existe por essa razão. Nós resolvemos tudo para
que você não se preocupe, economize e mantenha a qualidade dos seus serviços. 🙂